REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
Autor(es): Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Primeiro Orientador: Valente, José Armando
Resumo: Com o assombroso avanço da tecnologia computacional passamos a viver uma fase de aprendizagem sem fronteiras, sem limites de idade e sem pré-requisitos, deparando-nos com incontáveis espaços de conhecimento. Tudo isto provoca mudanças radicais nas ciências, nas atividades humanas e introduz novas exigências no sistema educacional, o que implica em novas idéias de currículo, escola, aprendizagem, atuação e formação de professores. A preocupação com a formação do professor intensificou-se quando integrei à minha prática a utilização do computador. Compreendi então, que a aquisição das competências requeridas para que o professor assuma o novo papel, relacionam-se com uma adequada preparação para uma utilização que integre o computador à prática educacional, favorecendo uma transformação no fazer pedagógico. Buscando essa nova perspectiva educacional, adoto como referencial teórico a metáfora de rede de teorias, conceitos e idéias, sempre aberta a novas inter-conexões. Assim, articulo a abordagem construcionista de Papert, bem como suas respectivas bases teóricas em Dewey, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, com as idéias de prática pedagógica reflexiva, destacando-se Nóvoa, Shõn e Zeichner. Na confluência dessas teorias, incorporo a concepção de Valente sobre o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração, para compreender as experiências de formação que se desenvolvem a nível de cursos de especialização, aprofundando as análises no Curso de Especialização em Informática na Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Finalizando, identifico um conjunto de diretrizes que considero essenciais para estruturar uma proposta de formação de professores reflexivos, que possam utilizar o computador segundo o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração
Palavras-chave: Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação profissional
Computador na educação
Tecnologia educacional
Educação: Supervisão e Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de. Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. 1996. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10076
Data do documento: 18-Dez-1996
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