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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10076
Tipo: | Dissertação |
Título: | Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores |
Autor(es): | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
Primeiro Orientador: | Valente, José Armando |
Resumo: | Com o assombroso avanço da tecnologia computacional passamos a viver uma fase de aprendizagem sem fronteiras, sem limites de idade e sem pré-requisitos, deparando-nos com incontáveis espaços de conhecimento. Tudo isto provoca mudanças radicais nas ciências, nas atividades humanas e introduz novas exigências no sistema educacional, o que implica em novas idéias de currículo, escola, aprendizagem, atuação e formação de professores. A preocupação com a formação do professor intensificou-se quando integrei à minha prática a utilização do computador. Compreendi então, que a aquisição das competências requeridas para que o professor assuma o novo papel, relacionam-se com uma adequada preparação para uma utilização que integre o computador à prática educacional, favorecendo uma transformação no fazer pedagógico. Buscando essa nova perspectiva educacional, adoto como referencial teórico a metáfora de rede de teorias, conceitos e idéias, sempre aberta a novas inter-conexões. Assim, articulo a abordagem construcionista de Papert, bem como suas respectivas bases teóricas em Dewey, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, com as idéias de prática pedagógica reflexiva, destacando-se Nóvoa, Shõn e Zeichner. Na confluência dessas teorias, incorporo a concepção de Valente sobre o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração, para compreender as experiências de formação que se desenvolvem a nível de cursos de especialização, aprofundando as análises no Curso de Especialização em Informática na Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Finalizando, identifico um conjunto de diretrizes que considero essenciais para estruturar uma proposta de formação de professores reflexivos, que possam utilizar o computador segundo o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração |
Palavras-chave: | Ensino auxiliado por computador Professores - Formação profissional Computador na educação Tecnologia educacional Educação: Supervisão e Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de. Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. 1996. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10076 |
Data do documento: | 18-Dez-1996 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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