REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10074
Tipo: Dissertação
Título: O papel do professor no construtivismo: uma análise através do programa municipal de erradicação do analfabetismo de Uberlândia
Autor(es): Oliveira, Marília Villela de
Primeiro Orientador: Silva, Jefferson Ildefonso da
Resumo: Este trabalho busca discutir as implicações do Construtivismo Piagetiano e da Psicogênese da Língua Escrita na prática pedagógica de alfabetização de adultos do Programa Municipal de Erradicação do Analfabetismo (PMEA) de Uberlândia, nos anos de 1991 e 1992. Constatou-se que esta teoria psicológica, ao mesmo tempo em que provocou transformações qualitativas no processo de alfabetização, apresentou dificuldades em sua utilização pedagógica, quer pelo despreparo dos educadores, quer pelas lacunas intrínsecas ao próprio Construtivismo. O estudo da Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky e o resgate do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem apontaram elementos para a superação das lacunas do Construtivismo em suas aplicações pedagógicas. Concluiu-se que da Pedagogia se exige a tarefa de reelaborar pedagogicamente as propostas das teorias psicológicas para a Educação
Palavras-chave: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934
Analfabetismo
Construtivismo (Educacao)
Ensino da leitura
Pratica pedagogica
Psicologia educacional
Educacao: Supervisao e Curriculo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Marília Villela de. O papel do professor no construtivismo: uma análise através do programa municipal de erradicação do analfabetismo de Uberlândia. 1995. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10074
Data do documento: 30-Nov-1995
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilia Villela de Oliveira.pdf
  Restricted Access
9,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.