Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10073
Tipo: | Tese |
Título: | Alfabetização de adultos: Freire, Ferreiro, Vygotsky - contribuições teórico-metodológicas - a formulação de propostas pedagógicas |
Autor(es): | Moura, Tania Maria de Melo |
Primeiro Orientador: | Casali, Alipio |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo examinar as idéias de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Liev Vygotsky, visando oferecer aos educadores contribuições que permitam avaliar as propostas e práticas em andamento e consequentemente formular novas propostas pedagógicas para a alfabetização de adultos. Este objetivo emergiu das evidências empíricas acumuladas ao longo de nossa trajetória profissional, como professora, pesquisadora e assessora, na área da educação e alfabetização de adultos. Constatamos uma série de problemas teóricos e práticos, sobretudo a própria indefinição na demarcação epistemológica e pedagógica da alfabetização de adultos. Essa indefinição tem se evidenciado não obstante as propostas pedagógicas que analisamos anunciarem estar fundamentadas teoricamente em Freire, Ferreiro e/ou Vygotsky. Assim sendo, definimos três categorias como fundamentais para garantir consistência epistemológica e pedagógica às propostas: 1) a concepção de alfabetização e de seu processo de desenvolvimento; 2) a concepção e caracterização dos alfabetizandos; 3) a concepção e caracterização dos alfabetizadores e seu papel. Tendo como referência essas três categorias, fizemos uma leitura crítica de Freire, Ferreiro e Vygotsky, constatando as respectivas aproximações, distâncias e especificidades, e destacando em cada um deles, e nos três como conjunto, os diversos elementos contributivos capazes de conferir a consistência epistemológica, pedagógica e política necessárias às atuais e futuras propostas e práticas de alfabetização de adultos |
Abstract: | This work seeks to examine the ideas of Paulo Freire, Emilia Ferreiro and Liev Vygotsky, aiming at offering educators a contribution that enables them to evaluate current practices and new proposals, 50 as to formulate new pedagogical propositions for the teaching of reading and writing to adults. This objective emerged from empiric evidences accumuIated during our professional career, as teacher, researcher and consultant, in the area of education and teaching of reading and writing to aduIts. We became aware of many problems in the theory and in practice, most of all in the sheer indefinition of the epistemological and pedagogical concept of teaching adults how to read and write. This indefinition is showing itself despite the facet that te pedagogical propositions evaluated are all fundamented theoretically in the works of Freire and/or Vygotsky. Considering this, we have defined three categories, as being essential to guarantee pedagogical and epistemological consistency in the propositions: 1) The concept of how to teach adults to read and write and its process of development; 2) The concept and characterization of lhe ones who will leam how to read and write; 3) The concept, role and characterization of the people teaching how to read and write. Taking these three categorias as points of reference, we did a critical reading of the works of Freire, Ferreiro and Vygotsky, determining their approximations, distances and specificities, and remarking in each one of them, and on the three as a whole, the many eIements that could contribute to grant lhe political, epistemological and pedagogical consistency needed by presentand future propositions and practices of teaching adults how to read and write |
Palavras-chave: | Alfabetizacao de adultos Alfabetizadores Alfabetizandos Educadores Pratica pedagogica Processo de alfabetizacao Educacao: Supervisao e Curriculo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Moura, Tania Maria de Melo. Alfabetização de adultos: Freire, Ferreiro, Vygotsky - contribuições teórico-metodológicas - a formulação de propostas pedagógicas. 1998. 358 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10073 |
Data do documento: | 30-Nov-1998 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Maria de Melo Moura.pdf Restricted Access | 22,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.