REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: A concepção de gestão e a melhoria da escola
Título(s) alternativo(s): The management conception and the school improviment
Autor(es): Vieira, Alexandre Thomas
Primeiro Orientador: Alonso, Myrtes
Resumo: O presente estudo focalizou o tema da gestão escolar fundamentado nas concepções contemporâneas de gestão e organização escolar, desenvolvidas no campo de estudos da administração de empresas e em sua aplicação na Educação. Partimos da hipótese de que a concepção de gestão vigente na escola é determinante do grau de abertura ou fechamento da instituição ao social, facilitando ou dificultando o processo de mudança na escola e o desenvolvimento do seu quadro de professores e demais funcionários. Acreditamos que a implementação de mudanças com vista à melhoria contínua das escolas depende em grande parte da existência de condições estruturais e organizacionais associadas à concepção de gestão predominante na instituição. Trabalhamos com a hipótese de que existem algumas concepções de gestão preferenciais que, se adotadas pelas organizações escolares, facilitam a aprendizagem individual e coletiva de professores, funcionários e comunidade escolar, bem como a implementação de mudanças e melhorias nos processos administrativos e pedagógicos realizados pela escola. A pesquisa de campo foi feita em quatro escolas selecionadas do Brasil e do exterior (Portugal e Espanha) e consistiu num levantamento exaustivo das condições estruturais e organizacionais dessas escolas, bem como no estudo da cultura predominante e dos reflexos de todo esses fatores no trabalho desenvolvido pelos professores com os seus alunos. Um aspecto considerado relevante nesta análise foi a presença e a utilização da tecnologia (TIC), no seu dia-a-dia visto como elemento facilitador da aprendizagem e da própria gestão. Optamos pela metodologia de Estudo de Casos Múltiplos, que prevê o ajuste na teoria inicial caso esta não contemple a realidade observada. Constatamos que os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I mostram-se mais propensos à mudança, interessados na renovação do ensino apresentando mais agilidade na incorporação de melhorias nas práticas pedagógicas. As organizações escolares que demonstraram maior capacidade de gerar aprendizagens foram as que operavam com uma cultura institucional integrada e uma grande especialização das competências individuais, apresentando concepções de gestão primordialmente democrático-participativas, configuradas como Adhocracias, Forma Divisionada, e Estruturas Simples, onde as tecnologias assumem papel relevante na interação entre seus membros.
Abstract: This study has focalized the theme of the school administration, built upon the contemporary conceptions of school administration and organization, developed in the field of studies of business administration and in its application to Education. We have begun from the hypothesis that the existing administration conception in the school is determinant from the degree of openness or closeness of the institution to the social, making it easier or more difficult the process of change of the school and the development of its team of teachers and other employees. It is believed that the implementation of changes having as its objective the continuos improvement of the schools depends, in great part, of the existence of structural and organizational conditions, associated with the conception of administration prevailing in the institution. We worked with the hypothesis that there are some conceptions of preferential administration that, if adopted by the school organizations, will facilitate the individual and collective learning of teachers, employees and the school community, as well as the implementation of changes and improvements in the administrative and pedagogical processes done by the school. The field research was made in four selected schools of Brazil and abroad (Portugal and Spain) consisting of an exhaustive survey of the structural and organizational conditions of these schools, as well as the study of the predominant culture and the reflexes of this all in the work developed by the teachers with their students. An aspect that was considered as relevant in this analysis was the presence and the utilization of the technology (TIC), in its day-to-day work, seen as a learning facilitator element, as well as of the administration itself. We have chosen the methodology of Multiple Case Study, which anticipates the adjustment in the initial theory if it does not contemplate the observed reality. It was verified that the courses of Children Education and Fundamental Teaching I showed themselves more prone to changes, interested in the renovation of the teaching, presenting more agility in the incorporation of the improvement in the pedagogical practices. The school organizations that demonstrated greater capacity to generate apprendiceships were the ones that operated with an integrated institutional culture and a great specialization of the individual abilities, presenting conceptions of administration primordially democratic-participative, configurated as Adhocracies, Divisionated Form and Simple Structure, where the technologies adopt relevant role in the interaction among their members.
Palavras-chave: School Management
School Culture
Communication and Information Technology
Power Relationship
Lidership
Escolas - Administração e organização
gestão escolar
relações de poder
liderança
cultura escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Vieira, Alexandre Thomas. A concepção de gestão e a melhoria da escola. 2005. 331 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10062
Data do documento: 20-Mai-2005
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