REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10056
Tipo: Tese
Título: Palavra, silêncio, escritura: a mística de um currículo a caminho da contemplação
Autor(es): Silva, Maurina Passos Goulart Oliveira da
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de distintas experiências realizadas pelo GEPI em duas regiões brasileiras, Porto Velho (Norte) e Cachoeira do Sul (RS), além de relatos de sala de aula no curso de Pedagogia e também no próprio grupo de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que, a partir de uma escuta sensível exercida nos diferentes itinerários percorridos na trajetória profissional, procura investigar o sentido da palavra e do silêncio na formação dos professores. Uma pesquisa existencial, portanto, é processo que se constitui numa busca para a vida inteira. Considera-se a sala de aula como um lugar sagrado, revelador do mundo interior, representando, nesse sentido, um espaço místico. A busca de sentido do Silêncio e da Palavra, na análise das práticas, a partir das itinerâncias nos diversos caminhos percorridos, apontou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar aproximando diferentes áreas de estudo, tais como: educação, ciência, religião, filosofia, literatura e mística. A análise das experiências desde a sua organização até as ações e os resultados obtidos (o pensado e o vivido) constitui-se na investigação de um currículo em ação. Tais análises indicaram o necessário cultivo da interioridade que toca Deus, para uma formação que desenvolva a sensibilidade e a espiritualidade como fundamento de uma educação mais humana. Concluímos, ao final da caminhada, que uma educação para o espírito mais do que para o intelecto coloca em questão não somente as práticas profissionais, mas o currículo, pois, nesse sentido, faz-se necessário pensar um currículo a caminho da contemplação
Abstract: This paper presents the analysis of different experiences conducted by GEPI in two brazilian regions, Porto Velho (North) and Cachoeira do Sul (RS), aside from classroom accounts from the Pedagogy course and from the research group itself. It deals with an active research which, starting with a sensitive listening conducted in different itineraries covered during the professional life, aims to investigate the sense of the word and of silence in teacher education. An existential research therefore is a process which turns into a lifetime quest. The classroom is considered as being a scared place, revealer of the inner world, representing in this sense a mystic space. The search for the sense of Silence and the Word, in practice analysis starting from the itinerances of the diverse covered paths, has pointed out the need of a interdisciplinary approach which brings together different study areas such as: education, religion, science, philosophy, literature and mystics. The analysis of the experiences from its organization until the actions and the obtained results (what was thought, and what was experienced) constitutes the investigation of an educational program in action. These analysis indicated the needful cultivation of the inner life that touches God towards a formation which develops sensitvity and spirituality as a foundation of a more humane education. At the end of the path we conclude that a spiritual rather than a intellectual education raises questions not only about professional practice, but also about the educational program, because in this sense, it becomes necessary to conceive a program directed towards contemplation
Palavras-chave: Currículo
Palavra
Silêncio
Education
Word
Silence
Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP
Curriculos -- Planejamento
Pratica de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Maurina Passos Goulart Oliveira da. Palavra, silêncio, escritura: a mística de um currículo a caminho da contemplação. 2008. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10056
Data do documento: 14-Mai-2008
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maurina Passos Goulart Oliveira da Silva.pdf848,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.