REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10049
Tipo: Tese
Título: Reconhecimento: movimentos e sentidos de uma trajetória de investigação e formação interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Recognition: movements and meanings of a trajectory of investigation and interdisciplinary formation
Autor(es): Taino, Ana Maria dos Reis
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: O processo investigativo aponta o percurso do reconhecimento que ao se entrelaçar com a interdisciplinaridade propõe reflexões sobre a formação de educadores. Utiliza a pesquisa qualitativa e, pela narratividade, destaca a natureza teórica e prática do fenômeno e o sentido da formação ao poder dizer de si e do outro. Elege o movimento da circularidade como metáfora do reconhecimento e desloca-se em diferentes realidades: da singularidade à totalidade ao apontar na sua história de vida a consciência histórica do tempo narrado que permite o jogo da objetividade e da subjetividade, o tempo da alma e o tempo de movimento. Organiza o espaço da experiência na gestão e na formação educacional como marcas de um movimento ontológico por meio do qual procura entender o sentido do reconhecimento. Configura o seu fazer para tornar visível o sentido da ação de educadora e de investigadora, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI) na PUC/SP e no GEPI de Jacareí ao compreender os valores da interdisciplinaridade e do reconhecimento num movimento axiológico. Executa pela interpretação da promessa a decisão de apontar os desafios da escrita e da autoria num movimento circular epistemológico. Conclui que ao apropriar-se das contribuições teóricas de Fazenda e de Ricoeur constrói pela hermenêutica da totalidade, um outro movimento epistemológico sobre a formação
Abstract: The investigative process in this thesis indicates the recognition path, which, by intertwining with interdisciplinarity, proposes reflections on the formation of educators. It employs qualitative research and, through narrativity, reveals the theoretical and practical nature of the phenomenon and the movements and ways of formation, of being able to talk about oneself and others. The author elects the circular movement as a metaphor to recognition and moves through different realities: from singularity to totality, by identifying in her life history the historical conscience of narrated time, which allows the play between objectivity and subjectivity, the time of the soul and the time of the movement. She organizes the space of her experience in management and educational formation as imprints of an ontological movement through which she tries to understand the meaning of recognition. The author also configures her doings to make the movement of her actions as an educator and investigator visible, both in the Interdisciplinarity Study and Research Group (GEPI) at PUC/SP and at the GEPI in Jacareí, by understanding the value of interdisciplinarity and recognition in an axiological movement. The author executes, by interpreting the promise, the decision of showing the challenges of writing and authoring in an epistemological circular movement. She concludes that, by appropriating Fazenda s and Ricoeur s theoretical contributions, she builds, by the hermeneutics of totality, another epistemologic movement on formation
Palavras-chave: Reconhecimento
Interdisciplinaridade
História de vida
Totalidade
Formação
Recognition
Interdisciplinarity
Life history
Totality
Formation
Interdisciplinaridade em educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Taino, Ana Maria dos Reis. Recognition: movements and meanings of a trajectory of investigation and interdisciplinary formation. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10049
Data do documento: 23-Abr-2008
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria dos Reis Taino.pdf647,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.