REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10048
Tipo: Dissertação
Título: O lazer e sua articulação com a educação: concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre educação e envelhecimento
Título(s) alternativo(s): Leiusure and its articulation with the education: students and professors conception in a college course about growing old and education
Autor(es): Araújo, Mônica Ferreira de
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o lazer e a sua articulação com a educação, através das concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre Educação e Envelhecimento , de uma instituição de ensino, localizada no município de São Paulo. Destaco como pressuposto, o desconhecimento quanto à amplitude das temáticas Lazer e Educação associados ao processo de envelhecimento. O trabalho é desenvolvido com base nos aspectos teóricos, observando as concepções de lazer indicadas por pesquisadores da área; suas relações com questões como o tempo, a atitude, a cultura vivida, as atividades, os espaços; e a articulação existente com a possibilidade de educação permanente assim como a busca pela melhoria da qualidade de vida em meio ao processo de envelhecimento, a partir das concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre Educação e Envelhecimento
Abstract: The present research is aimed to investigate leisure and its articulation with the education, through the students and professors conceptions, in a college extension course about growing old and education, in a teaching institution located in the city of São Paulo. I highlight as presumptive, the ignorance, considering the extension of the themes, leisure and education associated to the process of growing old. This term was developed, based on theoretical aspects observing leisure concepts indicated by researchers of the area. Its relations to questions such as time, attitude, lived culture, activities, space; and the articulation which exists, with the possibility of permanent education, as well as the search for improvement of life quality, inserted in the process of growing old, from the students and professors conceptions in a college extension course about education and the growing old period
Palavras-chave: Leisure
Education
Growing old
Envelhecimento
Lazer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Araújo, Mônica Ferreira de. O lazer e sua articulação com a educação: concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre educação e envelhecimento. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10048
Data do documento: 10-Abr-2008
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Ferreira de Araujo.pdf394,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.