Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10048
Tipo: | Dissertação |
Título: | O lazer e sua articulação com a educação: concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre educação e envelhecimento |
Título(s) alternativo(s): | Leiusure and its articulation with the education: students and professors conception in a college course about growing old and education |
Autor(es): | Araújo, Mônica Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Abramowicz, Mere |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar o lazer e a sua articulação com a educação, através das concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre Educação e Envelhecimento , de uma instituição de ensino, localizada no município de São Paulo. Destaco como pressuposto, o desconhecimento quanto à amplitude das temáticas Lazer e Educação associados ao processo de envelhecimento. O trabalho é desenvolvido com base nos aspectos teóricos, observando as concepções de lazer indicadas por pesquisadores da área; suas relações com questões como o tempo, a atitude, a cultura vivida, as atividades, os espaços; e a articulação existente com a possibilidade de educação permanente assim como a busca pela melhoria da qualidade de vida em meio ao processo de envelhecimento, a partir das concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre Educação e Envelhecimento |
Abstract: | The present research is aimed to investigate leisure and its articulation with the education, through the students and professors conceptions, in a college extension course about growing old and education, in a teaching institution located in the city of São Paulo. I highlight as presumptive, the ignorance, considering the extension of the themes, leisure and education associated to the process of growing old. This term was developed, based on theoretical aspects observing leisure concepts indicated by researchers of the area. Its relations to questions such as time, attitude, lived culture, activities, space; and the articulation which exists, with the possibility of permanent education, as well as the search for improvement of life quality, inserted in the process of growing old, from the students and professors conceptions in a college extension course about education and the growing old period |
Palavras-chave: | Leisure Education Growing old Envelhecimento Lazer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Araújo, Mônica Ferreira de. O lazer e sua articulação com a educação: concepções de alunos e professores de um curso de extensão universitária sobre educação e envelhecimento. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10048 |
Data do documento: | 10-Abr-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monica Ferreira de Araujo.pdf | 394,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.