Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10044
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação institucional emancipatória: contribuição de Jurgen Habermas |
Autor(es): | Valle, Lucia Helena Barros do |
Primeiro Orientador: | Saul, Ana Maria |
Resumo: | O tema em pauta diz respeito à avaliação institucional de caráter emancipatório, a qual, entendida como instrumento de análise crítica para o ensino superior, é revisitada com base na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. O quadro teórico-metodológico é construído a partir da análise de relatórios de Instituições de Ensino Superior, dos critérios referentes à avaliação elencados por Antonio Amorim e Pedro Demo: democracia, autonomia, qualidades formal e política, competência e produtividade, assim como pelas categorias: linguagem, intersubjetividade, comunicação, sentido, compreensão e significado, pertinentes ao plano das relações sociais, as quais, por serem categorias da Teoria do Agir Comunicativo, são interpretadas à sua luz. Este quadro constitui o Paradigma de Avaliação Institucional Emancipatória em oposição ao Paradigma de Avaliação Institucional Tradicional. Na seqüência, é apresentado, com o objetivo de ilustrar o presente trabalho, um estudo de caso na Universidade Estadual de Ponta Grossa - instituição que conta com significativa experiência na avaliação, e que está reconstruindo seu projeto de avaliação institucional sob esse paradigma. Além disso, o trabalho aborda a política de avaliação para o ensino superior brasileiro, mediante a discussão dos principais programas em vigor na instância federal: o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) e o Exame Nacional de Cursos (PROVÃO). Conclui-se, finalmente, que o PAIUB apresenta características que estão de acordo com o Paradigma de Avaliação Institucional Emancipatória |
Abstract: | The theme of this dissertation is emancipatory institutional evaluation - as an instrument of developing a critical analysis of higher education -, revisited on the basis of the Theory of Communicative Acting of Jürgen Habermas. The theoretical and methodological framework is laid down by means of the analysis of reports of higher education institutions and evaluation criteria established by Antonio Amorim and Pedro Demo: democracy, autonomy, formal and political qualities, competence and productivity, as well as the categories language, intersubjectivity, communication, sense, comprehension and meaning, which pertain to the sphere of social relations. These categories belong to the Theory of Communicative Acting and are therefore interpreted in light of it.This framework constitutes the Emancipatory Institutional Evaluation Paradigm, in opposition to the Traditional Institutional Evaluation Paradigm. Subsequently, and for the sake of illustration, a case study focusing on the Ponta Grossa State University, is carried ou1. This institution has a significant experience in the area of evaluation and is reshaping its institutional evaluation project in accordance with this paradigm. In addition to this, the Brazilian policy for higher education evaluation is also gone into, through the discussion of the major programs which are being developed on a federal level: the Institutional Evaluation Program for Brazilian Universities (PAIUB) and the National Courses Exam (PROVÃO). The study reveals that the PAIUB has characteristics which are very much in keeping with those of the Emancipatory Institutional Evaluation Paradigm |
Palavras-chave: | Ensino superior -- Avaliacao -- Brasil Dissertacoes academicas -- Avaliacao -- Brasil Autonomia Competencia Democracia Produtividade Teoria do Agir Comunicativo Educacao: Supervisao e Curriculo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Valle, Lucia Helena Barros do. Avaliação institucional emancipatória: contribuição de Jurgen Habermas. 1999. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10044 |
Data do documento: | 30-Dez-1999 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lucia helena barros do valle.pdf Restricted Access | 3,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.