REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10043
Tipo: Tese
Título: Interdisciplinaridade, tempo e currículo
Autor(es): Garcia, Joe de Assis
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta tese descreve a trajetória que eu percorri para compreender o conceito de interdisciplinaridade, utilizando um modo de investigação interpretativa, hermenêutica. Tendo por foco um texto em particular, através do qual adentrei no estudo da interdisciplinaridade, percorro também outras leituras, que em seu conjunto formaram o horizonte que percorri ao longo da investigação. Além de investigar interpretativamente o conceito de interdisciplinaridade segundo a perspectiva de seus próprios textos, recorro a alguns modos de compreensão que têm permeado minha linguagem e história pessoal ao longo de muitos anos de formação acadêmica, pesquisa e prática pedagógica. Essa exploração hermenêutica de alguns elementos previamente existentes em meu horizonte de compreensão possibilitou ampliações significativas do conceito de interdisciplinaridade. Entre os principais avanços obtidos por esta investigação, destaca-se o desdobramento de uma nova temporalidade para a dinâmica da interdisciplinaridade
Abstract: This thesis describes the path i followed to understand the concept of interdisciplinarity, utilizing a hermeneutic mede of investigation. The focus is on one particular text i used to penetrate the study of interdisciplinarity, which lead me to other texts, which together formed the horizon that guided my work throughout the investigation. Besides exploring the concept of interdisciplinarity interpretatively according to the perspective of the texts, i draw on some medes of understanding that have permeated my language and personal history with regard to academic training, research and pedagogical practice over the years. This hermeneutic exploration of some elements already existing in my scope of understanding, made it possible to significantly amplify the horizon of interdisciplinarity. The unfolding of a new temporality for the dynamic of interdisciplinarity is one of the major breakthroughs made in this investigation
Palavras-chave: Interdisciplinaridade na educacao
Disciplina Kairos
Hermeneutica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Garcia, Joe de Assis. Interdisciplinaridade, tempo e currículo. 2000. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10043
Data do documento: 30-Nov-2000
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joe de Assis Garcia.pdf
  Restricted Access
17,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.