REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10040
Tipo: Dissertação
Título: Gestão de escola e tecnologia: administrativo e pedagógico, uma relação complexa
Autor(es): Hessel, Ana Maria Di Grado
Primeiro Orientador: Alonso, Myrtes
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o gestor escolar e seu trabalho articulador, que deve integrar os aspectos administrativos e pedagógicos na sua ação. Além disso, avalia a utilização da tecnologia da informação e comunicação como recurso auxiliar da gestão escolar. Na escola pública, a gestão democrática é uma recomendação legal, mas continua sendo um desafio para os diretores, porque precisam envolver suas, equipes no planejamento e implementação do projeto político pedagógico. A ação do diretor de escola é a coordenação do trabalho coletivo e não deve ser reduzida à realização das tarefas burocráticas. Neste sentido, ele precisa ter a visão do todo mais abrangente, em função das teias de relações e da complexidade das organizações humanas. Para responder à questão central e seus desdobramentos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo alvo foram três diretores de escolas municipais de ensino fundamental de São Paulo. A investigação iniciou-se com a observação de alguns aspectos da cultura escolar, para captar as características emergentes do cotidiano e apreender as falas das pessoas no seu afazer. Diretores, coordenadores pedagógicos e professores contribuíram para delinear o clima organizacional de cada escola. Por último, foram realizadas entrevistas estruturadas com os diretores das escolas, com o objetivo de captar suas visões sobre seus próprios trabalhos. A análise dos relatos dos três diretores demonstrou estilos diferentes de gestão que aparecem refletidos na maneira como usam os recursos tecnológicos. Também surgiram evidências que auxiliam na compreensão do trabalho de articulação do gestor, tais como a integração com a equipe técnica, o acompanhamento do trabalho pedagógico, a manutenção de um clima de confiança e valorização do trabalho docente, entre outros
Abstract: This dissertation presents a study of the school manager and his action to integrate/articulate ali administrative and pedagogical aspects into his work. In addition, this work evaluates the use of Informational and Communication Tecnology as an extra resource in school management. In state schools, democratic management is a legal necessity, but it is still a challenge to principais since they need to get their staff involved in the planning and implemetltation of the school pedagogical-political project. Since the principal's action is the coordenation of the collective action, his work can not be reduced simply to the realization of burocratic tasks. In this sense, the principal needs to have a wider view which takes into consideration the vast network of human relations and the complexity of human organizations. To answer the main question and its consequences, a qualitative research was made whose subject was three city school principals from three Primary city schools in Sâo Paulo. The investigation started withthe observation of some aspects of the school culture in arder to pick up the observable characteristics of the daily round and to get to know the manner in which people express themselves in their daily tasks. Pincipals, pedagogical coordenators and teachers contributed to outline each school's organizational climate. Finally, structured interviews were carried on with the schools principals with the aim of understanding their point of view about their own work. The analyses of the three principais' reports showed different managerileht styles which are reflected in the way they deal with Tecnological resources. Some evidence also appeared that contributed to the understanding of the work of articulation of the manager such as the integration with the tecnical staff, the followingup of the pedagogical work and the maintenance of a climate of mutual confidence and the valorization of the work of teaching among others
Palavras-chave: Escolas -- Organizacao e administracao
Gestao escolar
Tecnologia da informacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Hessel, Ana Maria Di Grado. Gestão de escola e tecnologia: administrativo e pedagógico, uma relação complexa. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10040
Data do documento: 11-Fev-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Maria Di Grado Hessel.pdf939,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.