REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10030
Tipo: Dissertação
Título: Educação eco-sistêmica e transdisciplinar: práticas e resultados em 26 anos do trabalho da Escola Vila
Autor(es): Nascimento, Patricia Limaverde
Primeiro Orientador: Moraes, Maria Candida Borges de
Resumo: Trata-se da análise dos resultados da prática pedagógica de 26 anos da Escola VILA, em Fortaleza, que carrega em si características do que viria a ser uma educação transdisciplinar e eco-sistêmica. A análise do trabalho da Escola VILA culmina no estabelecimento de uma Teia Curricular composta de três eixos: Cuidar do Ser, Cuidar do Meio Social e Cuidar do Meio Ambiente. As atividades diárias de artes, teatro, artesanato, música e expressão corporal, juntamente com laboratórios vivenciais em horta, farmácia viva, jardim, fauna, saúde e alimentação, reciclagem de lixo e tecnologias alternativas buscam promover um aprendizado significativo por parte de seus 380 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A pretensão maior desta Escola é a formação de um ser humano mais íntegro e menos fragmentado, sendo sensível às causas sócio-ambientais e capaz de atuar em seu contexto, visando a transformação social. Para verificar se essa pretensão se concretiza ou não e em que aspectos e graus distintos, a pesquisa se deu com 21 alunos egressos, já adultos. Os egressos foram entrevistados e deram depoimentos a respeito do que realmente aprenderam na Escola VILA e que ainda trazem consigo em seus cotidianos. Foram selecionadas as seguintes categorias para serem analisadas: convivência na diversidade humana; consciência e atitude ecológicas; o cuidado com o corpo; criatividade e expressão artística; atuação social. Os dados obtidos foram analisados a partir da Teoria Fundamentada (Grounded Theory) sob um foco eco-sistêmico. Com o fim de facilitar o processo de análisesíntese da Teoria Fundamentada, foi utilizado o software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coersitiva), buscando estabelecer o maior número de relações significativas entre os dados
Abstract: It is the analysis of the results of pedagogical practice of 26 years of school VILA, in Fortaleza, which carries in itself the characteristics that would be a transdisciplinary education and eco-systemic. The analysis of the work of the School VILA culminates in a Web Curricular composed of three axes: Take care of Being, the Caring Means Social and Caring Environment. The daily activities of arts, theater, crafts, music, body´s expression, along with laboratories experiences in vegetable garden, medicinal herbal plantation, garden, fauna, health and nutrition, recycling of waste and alternative technologies seek to promote a significant learning from its 380 Students of Kindergarten and Elementar School. The School´s main goal is the human being integral growing and less fragmented, being sensitive to social and environmental causes and able to act in its context, aiming at social transformation. To verify if this goal is reached or not (its aspects and different degrees), the research was made with 21 former students, now adults. These former students were interviewed and gave testimonies about what actually learned in School VILA and still bring in their daily life. Were selected the following categories for consideration: coexistence in human diversity, ecological awareness and attitude and the care with the body, creativity and artistic expression; social acting. The data were analyzed from the Grounded Theory under an eco-systemic focus. In order to facilitate the process of analysis-synthesis in Grounded Theory was used the software CHIC (Classification Hiérarchique Implicative et Cohésitive), seeking to establish the highest number of significant relationships among the data
Palavras-chave: Educação transdisciplinar
Pensamento eco-sistêmico
Transdisciplinaridade
Eco-formação
Transdisciplinary education
Eco-systemic thought
Transdisciplinarity
Eco-training
Escola Vila (Fortaleza, CE)
Educacao ambiental
Interdisciplinaridade em educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Nascimento, Patricia Limaverde. Educação eco-sistêmica e transdisciplinar: práticas e resultados em 26 anos do trabalho da Escola Vila. 2008. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10030
Data do documento: 21-Fev-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Limaverde Nascimento desp.pdf43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.