REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10019
Tipo: Dissertação
Título: Projeto educativo da Rede Salesiana de Escolas: análise do processo de implantação em escolas do estado de São Paulo
Autor(es): Silva, José Adão Rodrigues da
Primeiro Orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise do processo de implantação do projeto educativo da Rede Salesiana de Escolas, objetivando identificar os limites e avanços relacionados à participação dos envolvidos e às mudanças ocorridas no processo. A Rede Salesiana de Escolas ao propor a construção do seu projeto educativo deixa explícito o compromisso com as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - e em sintonia com a pedagogia salesiana para assegurar uma educação escolar de boa qualidade aos seus educandos. Para verificar o processo de implantação do projeto educativo da Rede, recorreu-se à técnica da entrevista. Foram entrevistados, diretor, coordenador pedagógico e professor de escolas salesianas do Estado de São Paulo. A análise foi fundamentada em uma abordagem qualitativa de pesquisa em educação, objetivando identificar a percepção dos sujeitos sobre o processo de implantação. A análise dos relatos demonstrou diferenciação quanto à questão da participação percebida pelos entrevistados, enquanto que a identificação das mudanças ocorridas com a implantação do projeto educativo revelou mais semelhanças entre as respostas dadas pelos entrevistados
Abstract: The purpose of the present work is to analyse the process of the educational project development regarding Rede Salesiana de Escolas , aiming at identifying the limits and advancements related to the school professionals participation and the changes that followed the process. The proposition of Rede Salesiana de Escolas educational project is in accordance with the principles of Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB and Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs attached to salesian pedagogy to ensure an excellent school education to its students. In order to watch the development steps of that educational project, we appointed interviews with school principals, pedagogical counselors and teachers from different salesian schools in São Paulo Estate. The analysis was based on qualitative approach of education research, aiming at identifying the professionals perception over the process of development. The collected data from the interviews showed differences towards the professionals participation in the project construction whereas they showed similar perception concerning the changes that followed the process
Palavras-chave: Projeto educativo
Escola Salesiana
Educational project
Salesian School
Rede Salesiana de Escolas
Salesianos -- Educacao
Educacao -- Sao Paulo (estado) -- Historia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, José Adão Rodrigues da. Projeto educativo da Rede Salesiana de Escolas: análise do processo de implantação em escolas do estado de São Paulo. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10019
Data do documento: 7-Dez-2007
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Adao Rodrigues da Silva.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.