REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10009
Tipo: Tese
Título: O olhar de Hórus: uma perspectiva interdisciplinar do ensino da disciplina história da ciência
Autor(es): Trindade, Diamantino Fernandes
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar criticamente, sob a ótica da interdisciplinaridade, minha vivência como professor de História da Ciência e a função desta disciplina como eixo norteador para a Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias no Ensino Médio. Privilegiei a História de Vida como eixo metodológico possível de dialogar com a disciplina História da Ciência em seus princípios teóricos. O resgate da minha trajetória de vida inserida na vivência de professor remeteume ao encontro das lendas da criação, do mito de Hórus, utilizado como metáfora sobre a qual estruturei a narrativa. Hórus lançou seus olhares para a Ciência, os professores e os alunos. O primeiro olhar estabeleceu relações da Ciência com o mito, a religião, o poder e a educação. O segundo olhar mostrou os impasses da prática de um professor da disciplina História da Ciência no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores de ciências. O terceiro olhar revela-se a partir de depoimentos dos meus alunos. A relevância do presente estudo alicerça-se na disciplina História da Ciência que, desenvolvida na forma aqui relatada, mostrou-se um atributo interdisciplinar para a produção e alteração do conhecimento, abrindo caminhos para os alunos, conduzindo-os à autonomia nos estudos e na sociedade e a um novo olhar sobre a Ciência, rompendo com os antigos paradigmas que conduziam à fragmentação do conhecimento
Abstract: The purpose of this research is to make a critical analysis, from the point of view of interdisciplinarity, of my experience as a History of Science teacher and the role of this subject leading to the Nature Sciences, Mathematics and their technologies in the Secondary School. I elected the History of Life as a methodological approach, which allows for interchanging with the History of Science discipline in its theoretical principles. In retrospect, the course of my life inserted into my teaching experience, has sent me back to the legends of creation, specially the Horus myth used as a methaphor under which I built this narrative. Horus contemplated the Science, the teachers and the students. The first look estabilished the relationship of the Science with myth, religion, power and education. A second looks showed a teacher s impasses concerning the History of Science in the Secondary Scholl and in undergraduate for science teacher. The third look is revealed from the students depositions. The relevance of the present study is grounded on the History of the Science which, exploited as reported herein, was revealed as an interdisciplinary element for the development and modification of knowledge, opening paths to students, leading them to autonomy in studies and in the society, and to a new have a view on Science, breaking old paradigms, which resulted in the fragmentation of knowledge
Palavras-chave: História da ciência
Interdisciplinaridade
Mito
History of science
Interdisciplinarity
Myth
Education
Ciencia -- Historia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Trindade, Diamantino Fernandes. O olhar de Hórus: uma perspectiva interdisciplinar do ensino da disciplina história da ciência. 2007. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10009
Data do documento: 7-Nov-2007
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diamantino Fernandes Trindade.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.