REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10007
Tipo: Dissertação
Título: O sentido do ato de perguntar em matemática: uma investigação interdisciplinar
Autor(es): Alves, Adriana
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar o sentido do ato de perguntar nas aulas da disciplina Matemática, pois foi observado no desenvolvimento histórico de seu ensino que o perguntar nunca foi seu foco, transformando professores e alunos em bons executores de ordens. Sob um olhar interdisciplinar, procurou-se verificar como o estímulo ao ato de perguntar pode gerar uma nova atitude frente ao saber, superando a visão fragmentada do conhecimento, contribuindo com a elevação dos índices de aprendizagem na disciplina. Considerando-se a Interdisciplinaridade como categoria de ação que se efetiva na sala de aula, um grupo-pesquisador foi constituído na intenção de verificar como ocorre o processo de construção de perguntas, registrando o desenvolvimento das etapas do trabalho realizado ao final da pesquisa. A partir disto, constata-se que os questionamentos iniciais dão ao ato de perguntar três sentidos: o epistemológico, relacionado às questões intelectuais da pesquisadora; o praxiológico, relativo às questões práticas da professora de matemática do ensino básico e às questões ontológicas, que possuem origem nas dúvidas existenciais
Abstract: This research tried to investigate the sense of the act of asking at the classes of Mathematics, as it was observed in the historical development of its teaching that the asking has never been its focus, transforming teachers and students in good orders executors. Through an interdisciplinating look it was tried to verify how the stimulation of the act of asking can generate a new attitude towards the knowledge, going beyond the fragmented vision of the knowledge, contributing with the rising indexes of apprenticeship in the matter. Taking into consideration the Interdisciplinarity as an action category that is effective at the classroom, a research group was formed aiming to verify how the process of asking questions is built, marking the development of the work phases performed at the end of the research. Starting from this point it is observed that the initial questioning gives to the act of asking three senses: the epistemological, related to the intellectual questions of the researcher; the praxiological, related to the practical questions of the mathematics teacher at the basic teaching, and to the ontological questions, which are originated in the existence doubts.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Matemática
Investigação Interdisciplinar
Matematica -- Estudo e ensino
Pratica de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Alves, Adriana. O sentido do ato de perguntar em matemática: uma investigação interdisciplinar. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10007
Data do documento: 31-Out-2007
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana.pdf
  Restricted Access
3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.